22 julho 2009

Comandante determina que PMs do Rio voltem ao treinamento

Ele disse que medida não tem relação com ocorrências envolvendo PMs. Policiais que estão voltando de férias integrarão as primeiras turmas.

O comandante geral da Polícia Militar, coronel Mário Sérgio de Brito Duarte, anunciou em entrevista coletiva na tarde desta terça-feira (21) que, em breve, vai colocar em prática um programa de recapacitação de policiais. O planejamento, que ainda está sendo concluído, vai começar com o efetivo dos policiais que estão voltando de férias.

Coronel Duarte garantiu que esta medida não foi antecipada por causa das duas últimas ocorrências envolvendo a participação de policiais militares: a morte de um menino de 11 anos, durante uma troca de tiros entre criminosos e PMs do 9º BPM (Rocha Miranda) em Barros Filho; e o ferimento de um bancário que estaria sendo perseguido equivocadamente por uma patrulha do 16º BPM (Olaria).

“Muito do que acontece nas ruas é por falta de uma instrução permanente, de capacitação continuada de nossos homens. A necessidade de termos policiais nas ruas não quer dizer que eles tenham de deixar os bancos escolares. Precisamos de policiais atualizados e capazes de usar pistolas e fuzis”, disse o comandante.


Aulas teóricas
Segundo ele, os policiais que estão voltando de férias vão receber aulas teóricas e práticas em suas unidades, sobre uso de armas e técnica de abordagens. Os demais policiais, que estão na ativa, também vão passar por cursos de manutenção permanente.
“Nosso objetivo é reduzir o número de erros pela prevenção. Os diagnósticos da corporação mostram que há tempos precisamos atualizar nossos homens. Nem que para isso tenhamos de retornar a um passado não muito distante”, disse o coronel, se referindo aos cursos de manutenção que eram ministrados diariamente nos batalhões há alguns anos.

Ocorrências envolvendo PMs

Quanto aos episódios envolvendo os policiais do 9º BPM, o comandante disse que ainda não foi possível identificar os homens que, na troca de tiros, poderiam ter matado o menino de 11 anos. E como muitas patrulhas estavam envolvidas no evento, não teve como determinar a retirada desses homens do policiamento nas ruas. No entanto, disse que os policiais do 16º BPM que atiraram contra o carro do bancário, na Penha, já foram identificados e foram retirados do serviço de maior risco, que seria o do patrulhamento nas ruas. Eles estão atuando em postos de controle. Os dois casos ainda estão em fase de investigação.

Fonte:http://g1.globo.com/Noticias/Rio/0,,MUL1237596-5606,00-COMANDANTE+DETERMINA+QUE+PMS+DO+RIO+VOLTEM+AO+TREINAMENTO.html

0 comentários:

Postar um comentário