23 julho 2009

Deputado potiguar pede celeridade a tramitação da PEC 300



CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 041.3.53.O Hora: 09:54 Fase: GE
Orador: FÁBIO FARIA, PMN-RN Data: 20/03/2009

O Deputado potiguar Fábio Faria, em dicurso acalourado, que entre outros assuntos apoiou a candidatura de Natal para sediar os jogos da copa de 2014, pede a celeridade a PEC 300, ao Presidente da Câmara Michael Temer e é apoiado por outros Deputados.

O discurso foi feito em março desse ano de 2009 e somente agora tomamos conhecimento, mas fica registrado essa justa homenagem ao nobre Deputado Potiguar pela feliz iniciativa e por ser o único Parlamentar Potiguar, até o momento, a se pronunciar publicamente a favor da PEC 300.

Segue o discurso:

"Nesta Casa, Sr. Presidente, tramita a PEC da Polícia Militar. A proposição do Deputado Arnaldo Faria de Sá é muito importante, porque os policiais têm que ganhar bem, pois protegem o nosso povo. No nosso Estado, como em outros do Nordeste, os policiais militares ganham até 3 vezes menos do que ganham em outros Estados brasileiros e na Capital Federal. A PEC visa equiparar salários. Não podemos aceitar uma disparidade tão grande. A polícia tem que pagar bem.
O povo brasileiro reclama da polícia, mas a categoria tem que ter o salário equiparado. Precisamos colocar essa proposição para ser discutida em Plenário.
Quero destacar que o Relator da CCJ, Deputado Mendonça Prado, já deu parecer favorável à PEC. Peço ao Presidente Michel Temer que dê celeridade à votação, a fim de discutirmos com as bancadas de todo o Brasil, porque o tratamento não pode ser desigual. A Polícia Militar precisa de uma resposta. Os policiais não podem num Estado ganhar o equivalente a um terço do que ganham em outro Estado, se é a mesma polícia. Temos de levar ao Plenário. Aqui fica o meu pedido.
Outra coisa que muito me preocupa é o nosso papel nesta Casa. Todos os dias vimos aqui e às vezes passamos a semana inteira sem votar projeto algum. Temos o trancamento da pauta por MPs, temos obstrução de partidos de oposição. E a população brasileira querendo respostas, querendo que a Câmara dos Deputados discuta temas polêmicos, coloque em pauta temas nacionais de importância, não fique aqui votando MPs, requerimentos de retirada de pauta ou de adiamento por 1, 2 ou 3 sessões, mas mostre trabalho, pare de fazer obstrução, mostre que está preocupada com os reais problemas da população brasileira e passe a discutir reforma tributária, reforma política, se haverá reeleição ou não, se haverá coincidência de mandatos. Isso é que tem importância para a população.
Se esta Casa não tem condições de dar essa resposta, por que não fazer um plebiscito popular a fim de saber qual a opinião da população a respeito da reforma política? Eleição a cada 2 anos significa um gasto muito grande. Com a reeleição, então, pequenas Prefeituras travam uma disputa desleal: um dos candidatos concorre sentado na cadeira.
Precisamos estabelecer regras, precisamos estabelecer critérios. Esta Casa precisa pronunciar-se. E por que, Sr. Presidente? Porque precisamos recuperar, de uma vez por todas, o orgulho de sermos Deputados Federais.
Muito obrigado, Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados e todos os que nos ouvem.
Encerro aqui meu pronunciamento.
O SR. PRESIDENTE (Chico Lopes) - Quero associar-me ao discurso de V.Exa. no que diz respeito à igualdade salarial para a Polícia Militar, que considero mais que justa
."

FONTE: http://www2.camara.gov.br/internet/deputados/chamadaExterna.html?link=http://www.camara.gov.br/internet/deputado/dep_detalhe.asp?id=527539

0 comentários:

Postar um comentário