13 agosto 2009

Deputados do PSOL criticam ação da polícia durante manifestação 'Fora Sarney'


BRASÍLIA - O deputado Chico Alencar (PSOL-RJ) criticou nesta quarta-feira a ação da Polícia Militar e de seguranças terceirizados do Senado ao tentar reprimir manifestação de militantes do partido próxima à cúpula do Congresso. Segundo assessores do PSOL, dois manifestantes chegaram a ser detidos pela polícia legislativa do Senado, mas foram soltos em seguida.

Durante a manifestação Chico afirma que foi barrado e chegou a receber um "abraço caloroso" de um dos seguranças do Senado, que trajava terno escuro. São terceirizados que ficam nas portarias da Casa.

- O direito á manifestação é livre. Fui socorrer os manifestantes e recebi um abraço caloroso de um segurança terceirizado. É um excesso de zelo em torno de um patrimônio, mas não há o mesmo zelo em relação à postura ética. Há uma indignação na sociedade contra a permanência de José Sarney no cargo, com tantas denúncias, e esses rapazes e moças quiseram reverberar isso abrindo uma faixa. Pelo menos devolveram esse pequeno patrimônio do PSOL - disse Chico Alencar.

O deputado Ivan Valente (PSOL-SP) também criticou a ação de policiais e seguranças:

- A manifestação deveria ter sido feita lá dentro do Senado, mas estão impedindo a entrada. Foi feita fora e duramente reprimida. As denúncias contra Sarney são graves, a manifestação vem do povo.

O presidente do PSOL/DF, Antonio Carlos de Andrade, um dos que estava na plataforma próxima à cúpula da Câmara e ajudou abrir a faixa, contou que os PMs sequer pediram para que eles se retirassem e foram logo batendo com cacetetes, dando socos.

- Fomos espancados, sem dó nem piedade, com socos, cacetetes, armas que dão choque.

Disseram que aquele espaço é sagrado e queriam tirar de qualquer maneira a faixa, na violência. Deveriam ter o mesmo rigor com que está roubando o dinheiro do povo. Vou registrar queixa - disse Andrade, mostrando machucados na mão direita.

O major Frederico, responsável pelo Comando da Quarta Companhia de Polícia Militar, negou que tenha havido violência por parte dos PMs. Segundo ele, os manifestantes invadiram área restrita e houve negociação para que se retirassem. Ele afirmou que o número de policiais (entre PMs e seguranças, eram quase o dobro do número de manifestantes) era grande no momento, porque houve reforço em razão da manifestação de sem-terras esta semana na Esplanada dos Ministérios.

- Houve quebra da ordem pública, tivemos que agir. Houve a retirada da faixa, mas a manifestação foi rapidamente controlada.

Fonte:http://oglobo.globo.com/pais/mat/2009/08/12/deputados-do-psol-criticam-acao-da-policia-durante-manifestacao-fora-sarney-757373708.asp

0 comentários:

Postar um comentário