25 janeiro 2010

Presídio Federal para o Crime Organizado: especial para quem, mesmo preso, continua a cometer crimes

Inaugurado em julho do ano passado, o Presídio Federal de Segurança Máxima de Mossoró, a 285 Km de Natal, vai ajudar a combater o crime organizado e diminuir fugas e rebeliões em penitenciárias de vários estados. O juiz federal corregedor da unidade prisional, Ivan Lira de Carvalho, informou ontem, por meio de sua assessoria de imprensa, que os pedidos de transferência para a unidade ainda estão sendo analisados mas, segundo o Sistema Penitenciário Federal (SPF), até o carnaval o presídio deverá receber os primeiros detentos.

Assim como as outras unidades de Segurança Máxima Federais - em Catanduvas, Campo Grande (MS) e Porto Velho (RO) – o presídio de Mossoró receberá presos que, mesmo estando atrás das grades, conseguem manter participação no crime organizado e no tráfico de drogas praticados fora dos muros das penitenciárias estaduais. Além deles, serão transferidos para a unidade de segurança máxima aqueles que já comandaram rebeliões em presídios, por representarem risco para os sistemas penitenciários estaduais.

Segundo o SPF, o Presídio de Mossoró aguardava algumas questões burocráticas para receber os primeiros presos vindos de outros Estados. Até o momento, já foram autorizadas 140 transferências para a unidade prisional e a expectativa é que os primeiros detentos cheguem à Capital do Oeste até o carnaval. Serão detentos acusados de crimes diversos – tráfico de drogas, assalto, homicídio – mas que estejam dentro dos critérios necessários para a transferência – representar um risco para o sistema prisional estadual.
Fonte: Tribuna do Norte

0 comentários:

Postar um comentário