08 junho 2010

Policiais de folga não podem usar armas durante Cidade Junina

Determinação tem gerado polêmica, principalmente, entre os policiais civis, que alegam ter o direito assegurado pela legislação federal.

Por Thyago Macedo

ma determinação da organização do Mossoró Cidade Junina e uma orientação da Polícia Militar tem gerado polêmica entre os policiais. Eles querem que os agentes da Polícia Civil não usem armas durante o evento, quando não estiverem de serviços.

De acordo com o comandante da PM em Mossoró, coronel Wellington Alves, a orientação é para evitar incidentes como o registrado em 2008, quando jovens se envolveram em um tiroteio e Leonardo Diego Simões, de 20 anos, acabou morrendo. Outras três pessoas ficaram baleadas.

“Cada um é consciente e sabe da função que desempenha. Essa orientação é para prevenir. O policial não poderá andar armado, a menos que comprove que esteja de serviço”, declarou coronel Alves.

A determinação, no entanto, causou descontentamento, principalmente, aos policiais civis. O sindicato da categoria, inclusive, condenou a medida. De acordo com a secretária geral do Sinpol-RN, Elza Maria Alves, o porte de arma é um direito assegurado pela legislação federal.

“Esse é um dos direitos básicos do policial. Um agente vive como policial 24 horas por dia, essa é a profissão dele. Por isso, deve manter o seu porte de arma”, comenta.

Para o comandante da PM em Mossoró, a orientação não é motivo de polêmica. Coronel Alves destaca que a grande quantidade de pessoas que circulam durante o Mossoró Cidade Junina representa um grande risco para um policial que esteja armado.

“Quem está de folga está de folga, não precisa trabalhar. Para isso, nós já temos um efetivo que chega até 300 policiais nos dias de maior movimento, como nas sextas-feiras, sábados e domingos”, frisa.

Ainda de acordo com o oficial, este ano a Polícia Militar conta com um monitoramento de 16 câmeras espalhadas por todos os setores do maior evento junino do Rio Grande do Norte.

A PM também está usando neste ano detectores de metais e coletes refletivos em todos os policiais para facilitar a identificação.

FONTE: http://www.nominuto.com/noticias/policia/policiais-de-folga-nao-podem-usar-armas-durante-mossoro-cidade-junina/54393/

1 comentários:

Desde quando o policiamento garante algo? Todo evento em mossoró e qualquer outra grande cidade acontece homicidio. Quem quiser arriscar tua vida que arrisque pois eu não tenho 7 vidas não!

Postar um comentário