02 julho 2010

Ditadura na PM!?

Que todo mundo comenta casos de abusos sofridos contra praças pelos oficiais, isso já virou rotina dentro dos Quartéis da PM. Agora, existem certos tipos de abusos que nos fazem lembrar a ditadura militar, como é o caso do Sd PM Eduardo Canuto, presidente licenciado da ASPRA PM/RN.

Tão logo surgiu os rumores da candidatura do Sd PM Eduardo Canuto a Deputado Estadual, saiu no BG 113/2010, a sua "permuta" do CPRE (1o Núcleo, em Parnamirim) para a ROCAM.



Até aí tudo bem, pois é um ato normal, mas o fato é que nem mesmo o Sd Eduardo Canuto sabia dessa "permuta", só tendo tomado conhecimento através de terceiros, pois não havia pretenção nenhuma de mudar de OPM (pelo menos por enquanto), haja vista estar sofrendo de VOLUMOSA HERNIA DE DISCO (problema na coluna), conforme pode-se ver no laudo abaixo:



O Sd Eduardo Canuto, então, se dirigiu ao Cel Fidélis, Comandante do CPRE para tentar se explicar e foi ameaçado de ser "AUTUADO EM FLAGRANTE", caso não cumprisse a determinação que alegaram ser "legal".

Segundo o próprio Eduardo Canuto, não é pelo fato de estar sendo mandado para a ROCAM, pois, segundo consta o Comandante da ROCAM não tem registro de ser um mau Comandante para a tropa, mas sim, pelo fato de, se não o queriam mais lá no CPRE, que ao menos tivessem chamado e mandado ele procurar um outro local para cumrprir expediente durante o tratamento médico, em respeito aos já quase 20 anos de bons serviços prestados a gloriosa.

"Nos tratam como peças de xadrez. Quando querem mandam nos apresentar em um outro local qualquer, segundo suas próprias vontades, como se donos de nossas vidas fossem. O que estão se esquecendo é que a PM é um Órgão público como outro qualquer." Disse o presidente licenciado da ASPRA.

RELEMBRANDO:

O atual Comandante do CPRE era o Comandante do CFAPM na época do movimento paredista de 2007, que teve mais de 600 policiais presos acusados de deserção, onde a maior parte desses homens tiveram o CFAPM como local de cumprimento da prisão.

Chegando no CFAPM, o Sd Eduardo Canuto, então presidente da ASPRA PM/RN, encontrou a situação tensa, pois havia uma ordem de REVISTA AS ESPOSAS DOS PMS PRESOS, além de estar faltando água, justamente no horário da visita.

O Sd Eduardo Canuto então teve uma conversa com o Cmt do CFAPM, Cel Fidélis, que lhe pediu ajuda para controlar a situação.

Foi então que, movido pelo sentimento de companherismo e pela preocupação do que poderia ocorrer com as famílias dos PMs presos, caso houvesse alguma retaliação, o Sd Eduardo Canuto conseguiu a palavra do Cmt do CFAPM que não mais revistaria as esposas dos PMs presos, além de ter conseguido, junto a CAERN a agilização no retorno da água potável, vindo a ser controlada a situação e aliviada a tensão.

Além do mais, o Sd PM Eduardo Canuto, ainda providenciou, através da ASPRA PM/RN, material de higiene pessoal.

No 4o BPM haviam militares que foram até o Quartel verificar a sua situação e recebeu voz de prisão, e como morava no interior não havia como providenciar material de higiene em tempo hábil, ja estando a mais de dois dias com a mesma roupa, tendo a ASPRA ainda providenciado peça íntima para vários militares que se encontravam nessa situação, além do material de higiene pessoal, tendo sido registrado no livro de alterações do Oficial-de-dia do 4o BPM.

Nesa época, o atual Cmt do CPRE era Tenente-Coronel e caso a situação não tivesse sido controlada e acontecido o pior, talvez ele não tivesse recebido a promoção ao posto de Coronel, "por merecimento".

"Não fiz isso por ele e sim pelos PMs que estavam presos e suas famílias, por isso, se preciso fosse, faria de novo". Disse o presidente licenciado da ASPRA, Eduardo Canuto.

Tomando como base a situação fática aqui apresentada e outros casos que são de conhecimento da tropa, esse BLOG quer saber: vc apoiaria um oficial para representar a classe dos praças? Haveria confiança que num caso desses o oficial ficaria ao lado do praça? O que vc acha de praças que apoiam oficiais? responda a enquete ao lado.

1 comentários:

este tal de fidelis é um fraco.vai ser daqueles cel que quando estver na reserva vai ser esquecido,como muitos deles quem se lembra deum tal de cabeção,se ve que as pessoas procuram esqueer as coisas ruins da vida ,bola pra frente amigo canuto.

Postar um comentário