13 agosto 2010

A MÍDIA E A IMAGEM DA POLÍCIA


Os veículos de comunicação conseguem manipular algumas notícias, deixando-as tendenciosas para determinadas interpretações. Fugindo da sua real função que é de informar à população, a mídia trata a notícia como uma mercadoria, chegando a maquiar alguns fatos.

Ultimamente, muitos casos envolvendo policiais em crimes vêm atraindo a atenção dos repórteres de plantão. Os chamados erros policiais e os desvios de condutas de alguns policiais ganham repercussão nacional, chegando a ser sensasionalista.

Uma das últimas matérias publicadas em um jornal da Capital do RN foi matéria de primeira página sob o título de "Policiais Bandidos". De imediato, imagina-se o envolvimento de um grande número de policiais em ações criminosas. Entretanto, ao ler a matéria verifica-se a prisão de dois policiais, um do Rio Grande do Norte e outro da Paraíba, em situações diferentes.

Em outro jornal, também da capital potiguar, foi veiculado uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas, de São Paulo, sobre a credibilidade de algumas Instituições, como a Polícia, a Justiça, as Forças Armadas, o Congresso Nacional e a Igreja. Entre as dez Instituições pesquisas, a Polícia ocupou o 6º lugar, à frente da Igreja (7º), Poder Judiciário (8º), Congresso Nacional (9º) e Partidos Políticos (10º). Mas para a surpresa dos leitores do jornal, a matéria tinha o título "Brasileiros não confiam na polícia". De fato, não entendi o ocorrido, já que tinha várias outras Instituições piores colocadas do que a Polícia, como os Partidos Políticos, que foi o último colocado na pesquisa de credibilidade, mas o jornal insistiu em transmitir uma imagem negativa da Polícia.

Não é de hoje que a imprensa constrói sua própria realidade, filtrando e manipulando as notícias de acordo com os seus interesses ou para garantir a venda da notícia. O problema é que as matérias tendenciosas, começam a refletir na sociedade, que, por sua vez, não dão a devida credibilidade aos policiais, que em meio a tantos intempéries tentam realizar o seu trabalho de maneira ilibada. Claro que existem os maus policiais, como existem os maus médicos, os maus engenheiros, os maus enfermeiros, os maus advogados e os maus juízes, mas não se pode generalizar as ações de alguns com a de todos, pois estaríamos cometendo um erro terrível.

Segundo a pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas, a Instituição Policial ficou com a 6ª posição da credibilidade dos brasileiros, mas pergunta-se o porquê? Será que devido às ações desastrosas de alguns policiais ou pela veiculação de matérias distorcidas ou com descrições imcompletas por parte de quem tem o dever de informar ao público?

Fonte:sdglaucia

0 comentários:

Postar um comentário