13 agosto 2010

Vinte municípios do RN terão tropas federais

O Tribunal Regional Eleitoral reuniu na manhã de ontem representantes dos órgãos de segurança pública do estado e da União para discutir o esquema a ser montado para as eleições de outubro. O TRE já deferiu o pedido de envio de tropas federais para 20 municípios potiguares, que reúnem 176 mil eleitores, e o número pode aumentar até o dia da votação. Todas as autorizações ainda terão de ser confirmadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

“Pela lei, o TSE tem de homologar todos os pedidos de tropas federais que sejam solicitadas pelos juízes e deferidas pelos tribunais regionais, mas o TSE historicamente tem atendido essas solicitações, até porque são todas devidamente motivadas”, explica o corregedor regional eleitoral, juiz Cláudio Santos. Ele afirmou que as alegações que embasam os pedidos abrangem principalmente disputas políticas municipais. “São situações que precisam realmente da presença do Exército para dar mais segurança. Queremos um pleito dentro da normalidade possível.”

As Forças Armadas irão contar com apoio das policiais Federal, Militar, Civil e Rodoviária para garantir a tranquilidade dos eleitores e candidatos. Somente a PF deve disponibilizar 10 equipes para o trabalho preventivo nos dias que antecedem a votação. Apesar das ações, o magistrado lembra que até agora não há motivo para maiores temores. “Acho que as eleições vão transcorrer dentro da normalidade e teremos muita tranquilidade, até porque este ano a presença da Polícia Federal, que é a polícia judiciária eleitoral, é ainda mais significativa”, ressalta.

Para Cláudio Santos, que já foi secretário estadual de Segurança Pública, outro ponto importante é a forma imparcial como a Polícia Militar vem se portando. “A PM tem mostrado muita isenção nestes casos em que o próprio governador é candidato, como já houve outras vezes aqui no estado”, elogiou.

Recorde

Nas eleições de 2008 o Rio Grande do Norte bateu o recorde de presença de tropas federais. Um total de 107 municípios solicitaram a segurança das Forças Armadas no primeiro turno daquele ano. Em todo o Brasil o TSE aprovou o envio para 341 cidades DE 11 estados. Somente o Pará se igualou ao RN, com exatamente 107 cidades atendidas. A expectativa do TRE/RN é que para as eleições deste ano o Tribunal Superior Eleitoral se pronuncie nas próximas semanas, a respeito dos pedidos encaminhados pela corte potiguar.

FONTE: http://tribunadonorte.com.br/eleicoes2010/noticia/156799

0 comentários:

Postar um comentário