27 agosto 2012

Desvios de conduta já provocaram a expulsão de 1.120 policiais. O que não é motivo de "orgulho" para o Secretário Estadul de Segurança Pública do RJ

O secretário estadual de Segurança, José Mariano Beltrame, anunciou ontem um balanço das punições de policiais por desvio de conduta que abrange quase toda a sua gestão. De 2008 até agora, 1.120 policiais civis e militares foram expulsos das corporações após processos administrativos. O anúncio foi feito ontem depois de Beltrame ter assistido a um show de música de crianças e jovens do Morro da Mangueira, organizado pelo comando da UPP da favela, no auditório do Jardim Zoológico, na Quinta da Boa Vista.

- Não é um número que a gente se orgulhe, muito pelo contrário. Mas mostra a nossa determinação em punir os maus policiais. Nunca prometemos acabar com a corrupção, que infelizmente é um mal presente em vários setores, não só na polícia, e em todos os lugares. E no Rio não é diferente - afirmou o secretário, que também falou sobre o andamento dos processos, às vezes, morosos. - Gostaríamos que fosse um rito sumário, mas nem sempre é possível porque os policiais têm direito à ampla defesa.

Beltrame comentou a prisão em flagrante de um policial da UPP do Morro da Providência, quinta-feira à noite, supostamente quando recebia propina, para expressar seu ponto de vista sobre casos semelhantes ocorridos em unidades:
- Os problemas existem. Mas a polícia que comete este tipo de delito é a mesma que fez a prisão em flagrante. O importante é termos mecanismos eficientes de controle.

A prisão do PM da Providência foi feita pela Subsecretaria de Inteligência da Secretaria de Segurança e a 1ª Delegacia de Polícia Judiciária Militar. O soldado Eduardo de Assis Vieira, de 39 anos, foi flagrado por agentes quando recebia R$ 300. O dinheiro seria de motoristas de Kombis da comunidade. De acordo com o serviço de inteligência, uma espécie de pedágio de R$ 20 vinha era cobrado semanalmente de cada veículo. Por ser tratar de flagrante, o processo sobre o caso deve ser mais rápido.


Fonte: O Globo
Retirado de Fórum Brasileiro de Segurança Pública

0 comentários:

Postar um comentário