01 agosto 2012

Enquanto isso na BA: Segurança tem investimento de R$ 200 milhões

Os investimentos em projetos de segurança pública diretamente ligados à Copa do Mundo de 2014 na Bahia estão estimados em R$ 200,5 milhões, segundo informações da Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP-BA). A pasta desenvolve ações de capacitação, de aquisição de equipamentos e aportes em tecnologia da informação para ampliar o monitoramento de ruas e avenidas. Está prevista a criação de um centro de comando para integrar as forças municipais, estaduais e federais.

"Vamos aproveitar o know-how de segurança que acumulamos em anos de Carnaval, com o uso de câmeras móveis e fixas, para prevenir e identificar problemas", diz Leonel Leal Neto, assessor de relações internacionais e gestor do Escritório Municipal da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014 (Ecopa), em Salvador. "O fortalecimento da segurança é um legado para a população, pois a tecnologia adquirida fica à disposição da cidade."

Um dos pilares das ações é o Centro Integrado de Controle de Comando (Cicc), que pretende integrar dados, comunicação e sistemas das forças municipais, estaduais e federais. Uma das ideias é conectar o local a mais de 30 câmeras já usadas pelo Centro de Videomonitoramento da Companhia de Governança Eletrônica de Salvador (Cogel). Neste mês, técnicos da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (Sesge) estiveram na cidade para fazer um diagnóstico dos equipamentos existentes e levantar a necessidade de novos investimentos.

O Cicc deve ser instalado no Centro Administrativo da Bahia (CAB), sede do governo estadual, e vai funcionar em rede com a central de segurança do novo estádio Fonte Nova e com um núcleo nacional, instalado em Brasília (DF). O governo federal prevê que o edital para a licitação da obra seja divulgado em agosto. Os investimentos para a criação do centro de comando serão realizados pela União, na área de TI e equipamentos, e pelo governo baiano, nos gastos com infraestrutura.

Para a qualificação do quadro de policiais, a SSP pilota iniciativas para o atendimento a emergências em desastres de massa, atividades de inteligência e ocorrências relacionadas a artefatos explosivos e ameaças terroristas. Estão previstas aulas de inglês, espanhol e de planejamento de cobertura para grandes eventos.

Foram feitos ainda convênios com o Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), para a capacitação a distância de policiais em áreas como planejamento estratégico, gerenciamento de crises e análise criminal, além de emergências pré-hospitalares, bombas e explosivos.

A SSP-BA também deve receber veículos especiais para abrigar delegacias móveis e bases comunitárias, além de carros para salvamento e resgate. O volume de compras não foi informado. Há um projeto para a aquisição de um helicóptero multimissão e de um avião para o transporte rápido de tropas.

"Para garantir a tranquilidade do turista é preciso aumentar o efetivo policial e o monitoramento com câmeras", analisa Cícero Sena, coordenador da Câmara Empresarial de Turismo da Bahia (Cet-BA).


Fonte: Valor Econômico
Via: Fórum Brasileiro de Segurança Pública

0 comentários:

Postar um comentário